A RECUPERAÇÃO DA ALMA

A RECUPERAÇÃO DA ALMA PODE CURAR O VÍCIO, O TRAUMA E A DOENÇA MENTAL
Através de Mateo Sol
14 de Maio de 2018

POR TRÁS DA MAIORIA DAS DORES DE CABEÇA ESTÁ UMA MÁGOA

É um mecanismo de proteção natural nosso pensar em contornar as mágoas em vez de sentirmos o caminho através delas. Neste dia e hora, nós só queremos uma fuga. O que podemos fazer para parar de sentir a dor que estamos sentindo? Como podemos nos transformar para sermos mais aceitáveis? Como podemos nos entorpecer às forças externas além do nosso controle?

Ninguém quer sentir dor. Mas a maioria de nós carrega nuvens pesadas conosco o dia todo. Nós não podemos identificar qual é a fonte do nosso sofrimento – nós apenas sabemos que dói. Essa dor forma o pano de fundo vago de nossas vidas e é tão persistente, porém sutil, que se torna a nova “norma” para nós.

Sempre que sofremos um trauma físico ou emocional, diz-se que uma parte de nossa alma foge do corpo para sobreviver à experiência. A cada corte e ferida, nossa essência e vitalidade enfraquecem. Este processo é chamado de “Perda da Alma”, sobre o qual eu já escrevi anteriormente.

Agora, quero explorar com você como recuperar esses fragmentos de alma.
Este processo é conhecido como “Recuperação da Alma”.

O QUE É A RECUPERAÇÃO DA ALMA?

Quando eu era menino, minha avó fazia algo muito estranho. Todas as vezes que eu caía ou me machucava, ela rapidamente me pegava pela cabeça e sussurrava em meu ouvido uma oração. Esta oração era para chamar minha alma de volta.

Eu ficava sempre intrigado com suas orações repentinas, até que ela me explicou por que as fazia.

Nas culturas xamânicas, a Perda de Alma é entendida como uma doença espiritual. Em outras palavras, quando uma parte de nossa alma se fragmenta, todos os tipos de doenças emocionais, físicas e mentais ocorrem a partir da diminuição de nossa energia vital. Portanto, é considerado vital que partes da alma retornem à totalidade novamente.

Até certo ponto, todos nós experimentamos um nível de perda de alma em nossas vidas. Muitas pessoas não se sentem completas. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Quando foi a última vez que me senti absolutamente completo e íntegro?” Se você for como a maioria das pessoas, esse tempo pode ter voltado à infância. Talvez você nem consiga se lembrar de uma época em que você se sentiu inteiro.

Por causa do fenômeno de massa da Perda de Alma, questões como vício, doença crônica, doenças, relacionamentos abusivos, crime, compulsão por compras ou por trabalho são comuns em nossa sociedade. Todas estas questões derivam da Perda de Alma.

NOVE CAUSAS DA PERDA DA ALMA

No xamanismo, a Perda de Alma descreve a fragmentação da alma. E, curiosamente, a Perda de Alma compartilha semelhanças com o que a psicologia contemporânea chama de “dissociação”: a divisão da psique em resposta a experiências traumáticas, chocantes ou difíceis. Esta é frequentemente a causa de muitas Feridas que nos afetam mais tarde quando adultos.

Então, o que causa a perda de alma?

Aqui estão alguns exemplos comuns:

Qualquer forma de abuso, por ex. sexual, emocional, físico ou mental.

Um evento de luto prolongado, dor e medo que fez você se sentir desamparado ou impotente.

Vícios profundos, por ex. dependência de substâncias.

Uma experiência de quase morte ou fora do corpo.

Ser forçado a agir contra sua moral.

Uma experiência de intensa rejeição ou abandono.

Testemunhar a morte inesperada de alguém.

Um acidente súbito e chocante.

Entrar em um relacionamento sem limites fortes do Eu (resultando em um relacionamento insalubre e na perda do seu poder pessoal).

A Perda e a dissociação da Alma são dispositivos que o cérebro usa para sobreviver a eventos traumáticos potencialmente destrutivos. Em outras palavras, a Perda de Alma acontece para protegê-lo inicialmente, ao invés de machucá-lo. Este é um mecanismo de proteção natural.

No entanto, cada ferida deve ser curada, caso contrário, ela inflama. Quando negligenciamos curar essas partes “bloqueadas” de nós mesmos e sem dar-lhes ar, ficamos com um sentimento crônico de falta de integridade. Eventualmente, podemos sofrer de problemas crônicos, como ansiedade, depressão, doenças físicas e mentais como resultado.

Um exemplo simples de Perda de Alma pode ser encontrado em culturas que desaprovam a expressão de emoções como “raiva”.

Uma criança, por exemplo, aprende rapidamente que expressar raiva resulta em punição ou retirada do amor por seus pais. Como resultado, essa criança acabará aprendendo a “dividir” essa parte “inaceitável” de si até que não aceite mais essa emoção como pertencente a ela. O que acontece com essa raiva? Está suprimida. Por esta razão, uma Perda da Alma desempenha um papel enorme na criação do nosso Eu Sombra.

Muitas vezes a psicoterapia é usada para tentar tratar a Perda de Alma. Mas embora a abordagem psicoterapêutica pode às vezes funcionar, ela, muitas vezes chega a um impasse. Por quê? Porque a psicoterapia percebe essa “parte ausente” como estando perdida em algum lugar do indivíduo, ao invés de preservada nos reinos do inconsciente coletivo. Aqui, o psicoterapeuta não está trabalhando com a pessoa toda.

O xamã, por outro lado, assume que a Perda de Alma é uma doença espiritual e que as partes dissociadas podem deixar o corpo e vagarem por outros reinos (realidade não comum), como resultado de choque ou trauma. Esses reinos são muitas vezes inacessíveis e são protegidos por pesadas defesas que dificultam (ou impossibilitam) a pessoa afetada de superar por conta própria, sem a orientação de um Xamã.

Com o tempo, a Perda de Alma resultante da não integração dessas experiências traumáticas pode se tornar um obstáculo em nosso desenvolvimento pessoal. Esta Perda de Alma pode resultar em mecanismos de defesa angustiantes, debilitantes e incapacitantes que se manifestam como ansiedades, depressão, vícios e compulsões, bem como fadiga crônica.

Por que o fragmento de Alma?

Sob essa luz, é fácil pensar na perda da Alma como algo ruim que nos aconteceu. No entanto, aqui é importante perceber que a Perda de Alma é, de fato, um presente.

Da mesma forma que você fica inconsciente quando está experimentando imensas dores físicas, sua alma é sábia e conhece seus limites. Sua alma sabe com o que pode e não pode lidar, por isso deixa seu corpo como um mecanismo de sobrevivência para se proteger de sentir a plenitude da dor.

Essa divisão da alma só se torna um obstáculo quando as partes não são ativamente recuperadas. Isso é o que leva à depressão crônica, tendências suicidas, síndrome do stress pós-traumático, vícios, problemas de imunodeficiência e luto que se recusa a curar.

No entanto, a recuperação desses fragmentos de alma não é o fim do trabalho. Devemos então aprender a integrá-los novamente em nossas vidas, a fim de recuperarmos o poder vital, o potencial e a energia que eles possuem.

Sem essas partes da alma perdidas, não nos sentimos inteiros. Em vez disso, nos sentimos fracos, deprimidos, ansiosos ou vazios. Sentimos que algo está faltando, e vamos preencher esse vazio com qualquer coisa que pudermos.

No entanto, depois de recuperarmos essas partes perdidas, podemos experimentar os seguintes benefícios:

Sentir-se mais ancorado no corpo e mais “sólido”.

Sentir-se energizado,desperto e mais vivo

Maior presença no mundo

Mais consciência das próprias escolhas,comportamentos e decisões

Leveza e alegria

Consciência de enormes quantidades de energia que você não sabia que tinha

Clareza mental e um novo sentimento de esperança

Bem-estar físico e menos doenças

Um senso de propósito e direção renovada

Sono mais profundo

Superação de dependências viciantes (drogas, comida, trabalho)

Uma totalidade recém-descoberta e sensação de pertencer.

Para se submeter à Recuperação da Alma, você deve ter um guia experiente. Os xamãs não são os únicos curadores que podem realizar a recuperação da alma. Outras práticas de cura, como a hipnose, a feitiçaria e a psicanálise, têm métodos para integrar as partes divididas ou perdidas do eu.

A JORNADA DA RECUPERAÇÃO DA ALMA

Para recuperar uma alma como xamã, normalmente entramos em estados de transe com o cliente. Este estado alterado de consciência nos ajuda a viajar para um dos três mundos espirituais (geralmente o submundo), onde somos acompanhados por ajudantes espirituais com a intenção de recuperar uma certa parte da alma. Nós narramos toda a jornada para o cliente, ou visualizamos através da imaginação ativa.

Nestas jornadas de Recuperação de Alma, encontramos energias fortes, muitas vezes desagradáveis, que se manifestam através das imagens arquetípicas de monstros, répteis, dragões e outras feras perigosas. Esses são os guardiões da Alma ou, na psicoterapia, são conhecidos como mecanismos de defesa da psique. Devemos superá-los com a ajuda de nossos ajudantes espirituais, a fim de persuadir a parte da alma a voltar.

Uma vez recuperada a parte da alma, nós a reintegramos juntamente com o cliente. Isso geralmente é feito energeticamente (soprando a energia para o corpo), através da cerimônia ou através de ferramentas cognitivas (como o trabalho da criança interior ou a terapia Gestalt).

A Recuperação da Alma só é bem-sucedida se a pessoa que é curada conscientemente decidir usar essa energia recém-descoberta para cultivar escolhas saudáveis que sustentem sua integridade. Esta é uma dança bidirecional!

Se você fez muito trabalho de alma, a Recuperação da Alma pode vir no final de sua jornada. Por outro lado, a Recuperação da Alma pode ser o primeiro passo que você dá para redescobrir sua integridade.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor essa poderosa prática.

Sobre o Autor: Mateo Sol é um proeminente professor psicoespiritual cujo trabalho influenciou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Nascido em uma família com uma história de dependência de drogas, esquizofrenia e doença mental, Mateo Sol estudou sobre a situação da condição humana desde tenra idade. No entanto, com a idade de 18 anos, Sol experimentou um despertar espiritual que despertou nele o desejo de ajudar os outros. Depois de se reconectar com suas antigas raízes peruanas e ser iniciado em sua sabedoria ancestral, Sol fundou o influente site espiritual lonerwolf.com, em 2012. Como xamã, terapeuta de almas e guia espiritual, a missão de Sol é ajudar os outros a experimentar a liberdade, integridade e integridade. e paz em qualquer fase da vida.

Compartilhe com Ética mantendo todos os créditos
Formatação – DE CORAÇÃO A CORAÇÃO
https://www.decoracaoacoracao.blog.br/
https://lecocq.wordpress.com
Agradecimentos à:https://wakeup-world.com/2018/05/14/soul-retrieval-can-heal-addiction-trauma-and-mental-illness-heres-how/
Arquivos: https://rayviolet.blogspot.com/search?q=Mateo+Sol – http://violetflame.biz.ly/cgi-bin/blog?tags=mateo+sol
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br
Grata Regina!

LUZ!
STELA

Anúncios